Paris

Data da Visitação - 07 a 13 de Maio de 2014

Capita da França, é uma das cidades mais visitadas no mundo, considerada como cidade luz e de glamour. Cidade para se conhecer de metrô e a pé.

Roteiros

Saímos de Londres, de trem, atravessamos o canal da mancha e chegamos em Paris às 20:00 horas. Ao sair do trem, não tinha nenhum lugar para se fazer a imigração, perguntei a uma pessoa responsável por informações na estação de trem, a mesma nos informou que não existe a necessidade de se fazer a imigração, achei estranho mas aceitamos. Saímos da estação e fomos a pé até o hotel que fica quase na frente da Gare de L'Este. Fizemos o check-in, entramos no quarto e saímos para comer alguma coisa. Chegar cansada, com fome e num lugar desconhecido é sempre um stress. Quando decidimos entrar num restaurante, 'Au Petit Moine', e pedir comida, o garçom falou que não podíamos dividir a comida, então resolvemos sair do mesmo. Só tomamos nossa cerveja, pagamos e saímos. Fomos num restaurante turco, 'Restaurant le Bosphore' e a recepção foi bem melhor. Mas já estávamos um pouco enjoadas com este tipo de comida. Voltamos para o hotel, arrumamos nossas coisas, tomamos banho, entramos na internet e depois fomos dormir. Procurei na internet lugar para comer, comprar comida, pois achamos caro a comida perto do hotel.

Notre-Dame - Bairro Latino - Jardim de Luxemburgo - Praça da República

Saímos do hotel e fomos em direção a praça da república. Pegamos, a rua Boulevard de Strasbourg e a Boulevard Saint-Martin, e fomos em direção a praça da República. Caminhamos, tiramos fotos e fomos em direção ao rio Sena, pegamos a Boulevard Du Temple e chegamos ao 'Hôtel de Ville', antes passamos em frente ao 'Centro George Pompidou'. Do hotel fomos para a 'Cathédrale Notre-Drame', entramos numa fila, achei que era para entrar na catedral mas era para subir na torre, só descobrimos quando começamos a subir, ficamos mais ou menos uma hora na fila. Foi interessante para ver as torres e ter uma visão do alto de Paris, mas se tiver pouco tempo não é necessário. Descemos e entramos na catedral. A região do hotel onde estávamos é uma região mais feia e suja, mas depois da praça de república começa a melhorar, na região do turismo tudo melhorou. Quando saímos da catedral estava chovendo, saímos e fomos para debaixo de uma árvore e resolvemos ir ao bairro latino para fazer uma refeição. Chegamos lá e achamos um restaurante para comer, comemos salada, carne e batata e sobremesa, mousse de chocolate. Tomamos uma taça de vinho. Saímos e fomos caminhar, fomos até o Jardim de Luxemburgo. De lá começamos a nossa longa jornada de volta. Resolvemos comprar as lembranças para nossos amigos, pois Paris é um pouco mais barato que Londres. Compramos porta copos de Paris para todos. Tentamos voltar pelo mesmo caminho pois queríamos comprar comida para a noite e o café da manhã. A volta foi tranquila até a praça da república, depois nos perdemos, andamos muito mais do que necessário, mas isto faz parte. Ficamos muito cansadas, ao chegar ao hotel e descobri que fiquei menstruada. A Eliana saiu para comprar cerveja e filtro para seu cigarro. Eu fiquei escrevendo até 01:00 da manhã.
Gastos: Croissant 2,00; Torre Notre-Dame 17,00; Almoço Le Bourbon 25,00; queijo e yogurte 4,30; Heinekin 4,29; água 0,53; lembranças 43,00; Moeda 2,00; croissant 6,00;


Louvre - Pont des Arts 

Saímos do hotel com destino ao museu do Louvre. Fomos de metro da 'Gare de L'Este' em direção ao Louvre, Linha 7, em direção a 'Villejuif-Louis'. Achávamos que iríamos parar na 'Palais Royal Musée du Louvre' mas o metro não parou, então paramos na 'Pont Neuf'. O tempo não estava muito bom, a avenida estava meio vazia quando de repente o carro do presidente da República Francesa, François Hollande e a cavalaria passou por nos. Descobrimos, mais tarde que era o dia de comemorar o fim da 2º guerra mundial e sempre existe uma cerimonia no Arco do Triunfo. O museu do Louvre foi o lugar mais cheio que havíamos visitado em nossa viagem e é enorme com várias alas. No momento estava tendo uma exposição com artistas de Dubai, resolvemos incluir no pacote, achamos mais ou menos interessante. Depois desta exposição começamos a jornada pelo Louvre, decidimos escolher as obras e exposições principais e é claro o quadro da Monalisa. Tivemos uma certa dificuldade em ir para a ala onde se entro o quadro, por isto demoramos um pouco para achar, nos perdemos, brigamos um pouco. A Eliana entrou em pânico com a multidão e estar com vontade de ir ao banheiro e não conseguir encontrar. Para poder ver o quadro da Monalisa e tirar fotos é uma epopeia, tem que enfrentar uma multidão de gente e ir devagar até conseguir chegar perto. Ficamos dentro do Louvre umas 4 horas e não vimos tudo. É um pouco desanimador você ir num lugar e quase não conseguir ver direito por causa da multidão, mas mesmo assim vale a pena. Ao sair do Louvre fomos passear pela ponte dos cadeados, 'Pont des Arts'. Voltamos a pé para o hotel, para ver Paris pelas ruas, comemos, compramos pão e trouxemos algo para comer no hotel.
Gastos: Metro 14,00; Louvre 32,00; ima 2,00; Lanche 10,00; pão 2,60; Donativo em prol da Africa 5,00


Torre Eiffel - Arc de Triomphe - Champs Élysées

Pegamos o metro em direção a Torre Eiffel, linha 7, paramos em 'École Militaire', fomos em direção a Torre Eiffel, caminhamos pelo 'Champs de Mars'. Já tinha bastante turista no parque. Quando chegamos na torre, filas quilométricas, estramos na fila, quando vimos um casal querendo vender ingressos para visitar a torre, ofereceram para um casal na nossa frente mas os mesmos rejeitaram aí eu disse que estava interessada. O casal que estava vendendo os ingressos era brasileiro de Minas Gerais, que coincidência não. Eles tinham comprado o ingresso pela internet e sem querer compraram dois ingressos a mais. A nossa intenção não era subir até o final, mas o ingresso era para subir até o topo, mediante as circunstancias, resolvemos subir e valeu a pena. Foi nossa sorte encontrar este casal e comprar os ingressos pois senão iriamos ficar muito tempo na fila, assim nosso dia rendeu mais. Depois da torre, passamos pelo 'Jardins du Trocadeiro', pelo 'Palais de Chaillot', pegamos a 'Avenue Klébber' até o 'Arc de Triomphe'. Descemos a 'Av. des Champs Élysées' até o 'Grand Palais', atravessamos a ponte 'Alexandre III', fomos para a 'Place de La Concord', caminhamos nos 'Jardin des Tuileries' até o Louvre. De lá caminhamos até a estação de metro pelo lado do Rio Seine. Pegamos o metro em direção ao hotel. Fomos até a 'Gare du Nord', para achar um lugar para comer e comprar coisas para a noite e café da manhã. Comemos no 'Chine Express Nord', comida a quilo, acredite se quiser. Depois fomos no super, compramos vinho, cerveja, presunto, philadelfia e agua. Compramos pão e fomos para o hotel.
Gastos:Torre Eifel 30,00; Almoço China Express 13,36; Super 16,42; Cigarro 7,50




Basílica de Sacré Cœur - Catacombs

Saímos em direção a Basílica de 'Sacré Cœur', pegamos o metro, linha 4, até 'Barbés Rochechouart' e pegamos a linha 2 até 'Anvers'. Caminhamos até a basilica, visitamos e resolvemos comprar moeda com a esfinge do Papa e da basílica. Estavamos sem moeda e tentamos trocar mas não conseguimos, por isto fizemos a volta na basílica novamente e compramos cartão postal para ter moedas. Assim, compramos nossas moedas. Ao sair da basílica estava chovendo, mas mesmo assim fomos dar uma volta na região. Pegamos o metro para ir nas catacumbas ou 'Catacombs of Paris'. Pegamos a linha 2 até 'Barbés Rochechovant 'e depois a linha 4 até 'Place Denfert-Rocherau'. A fila para as catacumbas estava enorme, dava a volta na praça, ficamos 2:20 horas na fila e com chuva, frio, vento e sem banheiro. A visitação foi de 2 horas de caminhada, mas valeu a pena. Ao sair, saímos em outro lugar, e até nos acharmos foi um stress. Peguei o GPS do celular e assim nos achamos, mas entramos numa rua onde tinha uma feira de comida bem interessante. Depois fomos em direção a Galerias Lafayetes - Montparnasse, mas não era a original, era num shopping. Antes de chegar lá, passamos por um cemitério, 'Cimetière du Montparnasse', e depois entramos num Monoprix - Montparnasse, para conhecer e compramos uma pizza baguete para comer. Fomos pegar o metro para voltar ao hotel, mas antes de chegar ao hotel fomos comprar algo para comer na 'Gare du Nord', encontramos o Carrefour, compramos salada e coca, depois na padaria compramos pão. Quando chegamos no quarto vimos que o mesmo não tinha sido limpo, ai fui falar com o recepcionista, o mesmo falava português, ele era francês, mas tinha morado perto de Portugal e na Espanha e sua família mora em São Paulo. Peguei os suprimentos para o café, toalhas e papel higiênico.
Gastos: Moedas e cartão - 7,00; Metro - 13,70; Catacumbas - 16,00; pão - 1,70; pão e pizza - 2,10, Carrefour - 4,83


Museu do Rodin - Rio Sena - Place de la Bastille


Saímos do hotel em direção ao Museu do Rodin. Pegamos o metro (duas linhas) descemos em 'Invalides'. Ficamos perdidos ao sair do metro e fomos para o lado contrário do museu. Valeu a pena pois caminhamos pela 'Esplanade des Invalides'. O dia estava com sol e mais ou menos querendo chover. No Museu do Rodin pode-se fazer a visita na parte interna e a parte externa, resolvemos visitar as duas. Fomos na parte interna primeiro e enquanto estávamos visitando choveu bastante lá fora, mas quando saímos a chuva tinha parado. É muito lindo ver as obras de Rodin. A parte externa é mais linda ainda, um jardim lindo e florido e as esculturas maravilhosas. O melhor de tudo é que o museu estava com pouca gente. Ao sair do museu o nosso destino era a bastilha, tínhamos pensado em ir de metro mas resolvemos ir a pé. Foi uma caminhada de mais ou menos uma hora e meia que começou assim: pegamos a 'Rue de Bourgogne', onde comemos um sanduíche de atum, e fomos até o rio Sena. Caminhamos margeando o mesmo até a 'Boulevard Henri IV', pegamos a mesma até a 'Place de la Bastille'.  Um problema que encontramos em Paris foi de encontrar banheiro público, quando se acha fica um pouco a desejar, por causa dos andarilhos. Fomos em direção a um canal - 'Bassin de l'Arsenal', mas ao chegar por lá tinha uma feira de antiguidades em cima do mesmo, assim não conseguimos ver o mesmo por cima, tivemos que descer para ver o canal, assim passeamos pelo 'Jardin du Port de l'Arsenal'. Ficamos interessadas em entrar na feira, mas estava custando 10,00 por pessoa ai desistimos. Começamos mais uma jornada de volta ao hotel, caminhamos pela 'Boulevard Beaumarchais' até a praça da República', paramos no meio do caminho para comer crepes, um dos pratos típicos da França. Fomos ao Carrefour comprar comida e fomos para o hotel. Chegamos mais um dia cansadas e desta vez com dor nos pés.
Gastos: Sanduíche - 7,80; Crepe - 10,00; Super - 5,22; Rodin - 18,00; lembranças -10,00

Galeries La Fayette - Jardin des Plantes - Panthéon

Pela manhã o cansaço do dia anterior estava com a gente, é claro que também o acumulo de toda a viagem. Fomos conhecer as 'Galeries Lafayette', resolvemos ir de metro - estação 'Chaussée d'Antin - La Fayette'. Descemos direto na galeria e começamos a subir cada andar da galeria. Passamos por perfumarias e cosméticos, moda, moda chic, moda de estilistas famosos, fomos no lado dos homens, áreas de vinhos e mercado. Tinha um lugar de especiarias de todo o mundo (sal, açúcar, temperos, pimentas e chás) muito interessante e com um bom aroma. Da galeria fomos para o Jardim das Plantas de metro. Caminhamos pelo jardim, sentamos, comemos algo, descansamos e fomos para o 'Pantheon'. O dia estava assim, sol, chuva, sol e chuva. Pegamos a 'Rue Lacépède', a chuva começou a cair, paramos para esperar e descansar um pouco. Chegamos no 'Panthéon', tiramos fotos, da universidade de Paris - Pantheon-Sorbonne University - e da estátua de Botero. De lá pegamos a rua 'Soufflot' e 'Boulevard St', Michel e paramos no bairro latino para almoçar. Almoçamos no 'Chez Kelly', muito boa a comida. De lá compramos mais lembranças e pegamos o metro para o hotel, descemos na estação 'Gare de L'este', estava chovendo e resolver dar uma volta na estação e esperar um pouco a chuva parar. Compramos pão e fomos para o hotel.
Gastos: Almoço - 33,69, super - 15,28, compras - 7,00.

Jardim Villemin - Canal Saint Martin

Dia de voltar a Londres, fomos caminhar num canal, Saint Martin, perto do hotel. Estava muito bonito e foi um passeio bem agradável. Vimos a travessia de barco pelo canal, a ponte abrir, fechar o transito de carro, passeamos pelo parque - 'Jardim Villemin', vimos uma sessão de fotos de uma mulher grávida e crianças indo no parque para brincar. Voltamos para o hotel, pegar as malas para ir ao metro para pegar o trem de volta a Londres.
Gastos: Croassant 4,00; almoço £11,00


De volta para Londres


Fomos fazer o check-in, tivemos que preencher o papel de imigração para a Inglaterra. Passamos pela emigração da França e fomos para a imigração da Inglaterra. Eu tinha esquecido de colocar a profissão no papel de imigração, tanto no meu como no da Eliana. A mulher da imigração perguntou o que fazíamos e naquela hora não lembrava como se falava a profissão da Eliana em inglês, falei que não lembrava como se falava em inglês. Ela falou para falar em português, ai ela disse técnica, oh it’s OK. Perguntou porque iríamos para Inglaterra se tínhamos passado quase dois meses lá, ao falei que a nossa passagem para o Brasil saia de Londres, ela pediu para ver e tudo deu certo. Entramos na sala de espera e ficamos esperando nosso trem. 

Hospedagem

Libertel Gare de L'est Francais

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Brasil    America    Europa    Reino Unido    Rota Ushuaia   Sites    Contato